A Defesa Civil divulgou, no final da tarde desta quinta-feira, o relatório referente a vistoria no Royal Plaza Shopping. Na quarta-feira, a pedido do Ministério Público Estadual, dois engenheiros do órgão visitaram o complexo comercial para verificar o aparecimento de rachaduras nas paredes do edifício.
Conforme o documento encaminhado à Procuradoria Geral do Município, as fissuras não prejudicam a estrutura do prédio e não há motivos para preocupação.
No relatório, assinado por um engenheiro e também pelo secretário municipal de Ação Comunitária e diretor da Defesa Civil em Santa Maria, Adelar Vargas dos Santos, foi explicado o que motivou o aparecimento das rachaduras. No documento consta que o prédio "dispõe de uma instalação sólida estruturada em pilares, vigas e lajes".
Além disso, o edifício "dispõe de juntas de dilatação estrutural, atendendo ao que preconiza a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)".
No documento, a Defesa Civil explica que as juntas de dilatação _ alternativas usadas para absorver expansões e contrações ocorridas em função da variação térmica _ da estrutura foram revestidas com reboco e pintura.
Por isso, ao expandir ou retrair por causa destas mudanças de temperatura, as fissuras apareceram. Também foi sugerido à direção do Royal que seja adotado um procedimento para melhorar a aparência das fissuras, para evitar um clima de desconfiança que, de acordo com o documento, "não existe e por isso não é necessária nenhuma outra intervenção".
Ainda nesta quinta-feira, o local passou por nova vistoria feita por uma comissão da Câmara de Vereadores, fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RS), servidores da Defesa Civil, engenheiros da prefeitura e representante dos bombeiros.
Conforme Marcelo Fontoura, fiscal do Crea, o prédio passou por fiscalização durante toda a execução da obra.
Fontoura disse ainda que, toda vez que ocorre alguma obra no interior do edifício, como pequenas reformas nas lojas do shopping, é feita uma nova vistoria.
Além disso, de três em três meses os fiscais vistoriam as Anotações de Responsabilidade Técnicas (ARTs) de projetos e execução das obras, que comprovam a existência de profissional capacitado e registrado no órgão.
O relatório do Crea referente a vistoria deve ser finalizado entre a próxima segunda e terça-feira.
Na edição desta quarta, o Diário mostrou a avaliação de um engenheiro e uma arquiteta sobre as fissuras existentes nas paredes de algumas lojas do local. Ambos afirmaram que as rachaduras não comprometem a estrutura da edificação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marília Mendonça: conheça história de um dos maiores nomes do sertanejo
07/11/2021 18:49 em Música Entre bares, restaurantes e festas, uma frase era sempre recorrente: “toca uma música da Marília Mendonça , qu...

Nenhum comentário:
Postar um comentário