Na prática, os primeiros reflexos desse anúncio já poderão ser vistos ao longo dessa segunda-feira. A titular da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), Celita da Silva, orienta a pais e alunos que não deixem de comparecer às instituições de Ensino da cidade. Segundo ela, as escolas não poderão estar fechadas sob o risco de os seus diretores serem responsabilizados. Celita também lembra que, ainda, na terça-feira passada os representantes do 2º Núcleo do Cpers/Sindicato votaram, em assembleia regional, realizada no Instituto Olavo Bilac, em Santa Maria, pela não adesão à greve. O que, segundo ela, evidencia uma tendência a uma adesão tímida à greve.
Nesta segunda-feira, às 10h, na Escola Estadual Coronel Pilar, será assinado o começo das obras de troca de piso, de algumas salas, e de uma cobertura, no valor de R$ 38 mil. Já pela tarde, em São Pedro do Sul, a 8ª CRE assinará a ordem de serviço para troca de janelas na Escola Estadual Firmino Cardoso, no valor de R$ 25 mil.
_ Temos muitas obras e investimentos do Estado na educação. Esse indicativo de greve pegou a todos de surpresa _ sustenta Celita.
A 8ª CRE abrange Santa Maria e mais 22 municípios, totalizando 108 escolas, 45 mil alunos pouco mais de 8 mil professores e funcionários. Apenas em Santa Maria, são cerca de 2 mil professores e mais de 25 mil alunos. Já em todo o Estado, atualmente, entre professores e servidores, são cerca de 99 mil profissionais nos 2.564 estabelecimentos de ensino da rede estadual. Considerando apenas professores ativos e aposentados, o número chega a 160 mil.
2º Núcleo do Cpers percorrerá escolas da cidade para orientar pais e alunos Conforme o vice-presidente do 2º Núcleo do Cpers/Sindicato, Dartagnan Agostini, a partir das 9h desta segunda, na sede do Cpers, representantes do sindicato deverão formar grupos de apoio e, ainda, será formado o comitê de greve. O Núcleo também deverá programar as atividades para os próximos dias.
Já outro grupo, deverá percorrer as escolas estaduais para orientar pais e alunos sobre os motivos da mobilização. Ao todo, o 2º Núcleo abrange 18 cidades da região, incluindo Santa Maria, mais de 6 mil professores e funcionários em 118 escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário