sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Santa-mariense morre em Rosário do Sul vítima de Influenza B Boletim da Secretaria de Saúde aponta um total de 46 mortes por Gripe A

A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde confirmou que uma mulher de 62 anos morreu, vítima por Influenza B em Rosário do Sul. Ela é natural de Santa Maria.
Este é o primeiro caso de morte por este tipo de vírus registrada no Estado neste ano.
Segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde foi registrado em Restinga Seca mais um caso de gripe A na região, em 2013. Com isso, sobe para 19 o número de pessoas que contraíram Influenza A na Região Central. 
No estado
A gripe A provocou mais seis mortes no Rio Grande do Sul, conforme boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde nesta quinta-feira. Com isso, chega a 46 o número de pessoas que morreram em decorrência da doença no Estado em 2013. No ano passado, o total foi de 66.
Os últimos óbitos pelo vírus H1N1 foram registrados nos municípios de Canoas, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Pelotas, Tunas e Uruguaiana. Entre as vítimas, estão uma criança de oito meses, em Canoas, e outra de quatro anos, em Uruguaiana.
Dos seis mortos, três não estavam vacinados; os outros três casos são investigados pela secretaria.
Canoas é o município com o maior número de mortes pela gripe A, com sete óbitos em 2013. Porto Alegre tem 40 casos notificados; no interior do Estado, Santa Cruz do Sul tem o maior número de registros da doença: 35.
ENTENDA A DOENÇA:
Quais são as diferenças entre gripe A e gripe B?A gripe A infecta não apenas humanos, mas também outros animais, como os suínos e aves. Já a gripe B afeta, basicamente, pessoas. Por isso, o tipo A é mais difundido na natureza e tende a causar grandes epidemias e até mesmo pandemias mundiais. No caso da B, cujo vírus evolui mais lentamente devido a menor variabilidade, o potencial de causar epidemias é pequeno.
Um ponto em comum: ambas podem abrir caminho para complicações graves e ocasionar pneumonia viral e bacteriana.
Quais são os principais sintomas da gripe B?Os sintomas são os mesmos da gripe A: o principal deles é a febre de início súbito, que ocorre de 24 a 36 horas depois que o vírus entra em contato com o sistema imunológico. Também pode haver tosse, mal-estar geral, dores de cabeça e dores musculares. Em cerca de 50% dos casos, a pessoa tem coriza. No entanto, a gripe B tem algumas complicações específicas - ainda que menos frequentes: há casos fatais de miocardite, a inflamação do miocárdio (camada que recobre o coração), que pode levar à morte súbita, e encefalites, inflamações agudas do cérebro, mais comuns em crianças e adolescentes.
Quando é hora de ir ao hospital? Quais sinais são mais preocupantes?Se o doente apresentar febre alta e falta de ar constante por mais de dois dias, é sinal de que precisa ser avaliado por um médico. É importante também observar a tosse, se é seca ou se apresenta muita secreção. Neste caso, o risco está na secreção amarela ou esverdeada, que pode indicar uma inflamação e possível pneumonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marília Mendonça: conheça história de um dos maiores nomes do sertanejo

  07/11/2021 18:49 em Música Entre bares, restaurantes e festas, uma frase era sempre recorrente: “toca uma música da  Marília Mendonça , qu...