sábado, 17 de novembro de 2012

Em Santa Maria a intenção dos consumidores é de gastar R$ 393 com Natal

O consumidor santa-mariense deve gastar, em média, R$ 393,33 com presentes de Natal. Esse foi o valor obtido pelo Diário ao entrevistar 15 pessoas no Calçadão de Santa Maria, durante a tarde da última quarta-feira. Esse dinheiro será empregado para presentear em média cinco pessoas.




O movimento já começou a ter um pequeno aumento no comércio local, mas deve se intensificar nos próximos dias. A expectativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) é de um crescimento entre 3% a 7% nas vendas em relação ao ano anterior. Essa projeção também é baseada numa expectativa de atrair consumidores de outras cidades da região que vêm acompanhar a programação da segunda edição do Natal do Coração, promovido pela prefeitura, que começa oficialmente no próximo dia 23 (na Página 2, a montagem da árvore no Centro).



Entre os consumidores entrevistas pelo Diário, o gasto mínimo com presente foi de R$ 50, e o máximo, R$ 800. Além disso, as mulheres pretendem gastar mais do que os homens. A média do público feminino ficou em R$ 475, e já do masculino, R$ 300.



Fora dessa estatística está o funcionário público Claudio Cesconeto, 45 anos. Ele tem uma tática para não gastar muito nessa época do ano:



– Eu compro e dou alguns presentes bem antes do Natal. Assim, na hora, eu posso dizer que já dei presentes para meus filhos e dou menos no dia.



A média de gastos dos entrevistados, R$ 393, ficou abaixo da pesquisa estadual feita pela Fecomércio, que prevê que os gaúchos desembolsem em média R$ 482,13.



Expectativa de boas vendas

À espera dos consumidores, os lojistas reforçaram a decoração natalina e torcem para que o tempo colabore. Tatiane Aires Vargas, gerente de uma loja de roupas, percebe uma movimentação um pouco maior em novembro em relação ao mês passado, mas torce pela volta do calorão:



– Nessa época, vendemos muitos biquínis. O tempo não tem ajudado muito nas vendas, mas dezembro deve compensar.



No segmento de eletrônicos, o Natal é a aposta de comercialização de produtos de maior valor. Robson Miranda, gerente de uma loja especializada no Centro, estima um aumento de 15% nas vendas de fim de ano em relação a 2011.



– Os aparelhos eletrônicos estão muito mais baratos. A tecnologia está sendo aprimorada, e o custo dos aparelhos está muito menor. Esse mês, já percebi um aumento de 2% em relação ao mês passado. A tendência é aumentar – afirma Miranda.



Gerente de uma loja de calçados, Robson Castro também percebe o aumento de vendas e espera que se intensifique ainda mais próximo ao fim do mês de novembro, quando a maioria dos trabalhadores começa a receber a primeira parcela do 13º salário.



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