quinta-feira, 16 de abril de 2015

Obras indicam quais casas não serão atingidas pela duplicação das BRs em Santa Maria Máquinas já trabalham perto de residências e empresas, revelando também áreas que serão desapropriadas

Obras indicam quais casas não serão atingidas pela duplicação das BRs em Santa Maria Deni Zolin/Agencia RBS
No sentido Santa Maria-São Pedro, essas casas à direita da pista não precisarão ser retiradas. Onde foram abertas as valetas (foto), serão feitas a ciclovia e a calçada, não atingindo as moradias Foto: Deni Zolin / Agencia RBS
As obras de duplicação das BRs de Santa Maria avançam e, em vários pontos, as máquinas já trabalham pertinho de casas e empresas, deixando claro por onde a rodovia passará e quais áreas precisarão ser desapropriadas para dar lugar à duplicação. O Dnit deu os primeiros detalhes de parte das moradias e empresas que serão retiradas e quais não serão atingidas.
Às margens da BR-287, do trevo da Santa Marta e até a CVI, as máquinas estão escavando buracos em frente às casas que ficam do lado da Santa Marta. Com isso, já fica claro que essas residências e empresas, da área ocupada, não precisarão ser retiradas. Onde hoje há as escavações, entre a rodovia atual e as casas, serão feitas só a ciclovia e a calçada. As novas pistas da duplicação serão construídas do outro lado da rodovia, entre a BR-287 e o Parque Pinheiro.


Do lado do Parque Pinheiro, perto do trevo da Santa Marta, algumas casas coladas à BR-287 terão de ser retiradas para dar lugar à duplicação
Nesse trecho, por exemplo, serão retiradas só casas que estão quase coladas com a rodovia, do lado do Parque Pinheiro, perto do trevo da Santa Marta (como a casa verde, na foto abaixo). Já outras casas, desse mesmo lado, perto dos bombeiros, não devem ser atingidas.

Do lado do Parque Pinheiro, perto dos bombeiros, maioria das casas não deve ser atingida. Por onde passará a rodovia, as árvores já foram cortadas

Segundo o Dnit, da Uglione até o trevo da Santa Marta, as novas pistas da duplicação estão sendo feitas do lado esquerdo, no sentido Santa Maria-São Pedro, atingindo 45 metros de largura a partir da faixa central da rodovia. Portanto, as revendas de veículos que estão hoje à esquerda da BR-287, em direção a São Pedro, serão retiradas para dar lugar à duplicação. E da CVI até a Ulbra, serão 35 metros de cada lado da rodovia. O Dnit está finalizando a contratação da empresa que falará com os moradores para negociar as desapropriações. Isso deve ocorrer nos próximos meses, mas ainda não há data para as visitas aos atingidos. Haverá audiência pública e mutirão de negociações na Justiça Federal. Famílias pobres devem ganhar indenização ou moradia em loteamento popular ou ter nova casa comprada. Já os demais poderão ou não receber indenização, pois cada caso é um caso.


No trecho entre o Distrito Industrial e a Ulbra, do lado do Parque Pinheiro, casas às margens da rodovia precisarão ser removidas. Essas famílias provavelmente serão indenizadas ou receberão outra moradia

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