quarta-feira, 15 de abril de 2015

Travessia Urbana está com quase 10% da obra concluída Cinco empresas trabalham em uma extensão de 14,5km e custo de R$ 300 milhões

O prazo de conclusão da travessia, que envolve a duplicação de trechos da BRs 287 e 158, é de 30 meses (Fabiano Dallmeyer  / A Razão)A obra da travessia urbana de Santa Maria, que começou no dia 22 de dezembro do ano passado, alcançará os 10% de sua conclusão até o final deste mês, segundo o supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) em Santa Maria, João Carlos Tonetto. O prazo de conclusão da travessia, que envolve a duplicação de trechos da BRs 287 e 158, é de 30 meses após o início da obra, portanto junho de 2017. Segundo Tonetto, cinco empresas estão trabalhando na obra, divididas em dois consórcios:
Continental, Ecoplan, Etel, Sogel e Sultepa. “Tudo está andando dentro da normalidade, até o final do mês chegaremos aos 10% da travessia concluída”, avalia.
A obra, orçada em R$ 309 milhões, além da duplicação de pistas, prevê ampliação e melhoramento do complexo viário urbano com implantação de viadutos, passagens inferiores, vias laterais e passarelas. Para isto, serão realizadas aproximadamente 300 desapropriações neste ano. O trabalho será feito via de conciliação com os residentes, através de compra assistida ou aluguel social.
Entre as alterações que serão geradas a partir da conclusão da travessia estão: a intersecção do Castelinho (entroncamento da BR-158 e da ERS-509) para aliviar o trânsito no local; o acesso ao Bairro Cerrito (com a substituição de viaduto); acesso ao Bairro Urlândia (com reforma da passarela); intersecção para Rosário do Sul (entroncamento das BRs 158 e 287), além das pontes para os arroios Cadena, Ferreira e Taquara.
SAIBA MAIS SOBRE A TRAVESSIA URBANA
A obra está orçada em R$ 309 milhões, oriundos de recursos federais.
- O total de extensão da obra será de 14,5km.
- A travessia está dividida em dois lotes: o lote 2 com 9,4 quilômetros entre o trevo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e o Trevo da Uglione. Já o lote 1, que compreende um trecho de 5,1 quilômetros, vai do Trevo da Uglione até o Trevo do Castelinho
- Duplicação de trechos das BRs 287 e 158, além da criação de passarelas, viadutos e acessos na cidade.

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