O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta sexta-feira, na Capital, as medidas da terceira etapa de ação de atendimento às vítimas, familiares e profissionais de saúde envolvidos na tragédia de Santa Maria. Um termo de compromisso foi assinado pelo ministro, juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Ciro Simoni, o reitor da UFSM, Felipe Müller, e o secretário de Gestão e Modernização Administrativa de Santa Maria, Antonio Carlos de Lemos.
Esta terceira etapa prevê o atendimento a três grupos. O primeiro deles compreende as vítimas que passaram pelas UTIs e que precisam de um acompanhamento detalhado do seu estado de saúde. Uma avaliação completa será feita constantemente para avaliar o comprometimento pulmonar destes pacientes, em um acompanhamento que pode durar até cinco anos.
O outro grupo é composto por todos aqueles estavam na boate e inalaram a fumaça tóxica, mas que não apresentaram complicações inicialmente. A partir de março, um cadastramento de todas estas pessoas será realizado para que elas sejam identificadas e possam ter o seu estado de saúde monitorado constantemente.
Cerca de 570 pessoas procuraram atendimento médico em Santa Maria logo após o incêndio e já estariam com seus dados cadastrados, mas esse número precisa ser revisado, pois pode haver duplicidade de pacientes que procuraram diferentes instituições e que foram registrados mais de uma vez.
Além disso, está previsto o fortalecimento e a expansão da rede de atenção psicossocial aos familiares e amigos das vítimas.
De acordo com o ministro Alexandre Padilha, já há recursos para ampliar o número de profissionais em saúde mental e formar, ainda, uma equipe itinerante, que fará atendimentos domiciliares, inclusive em outras cidades. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Santa Maria será mantido por, pelo menos, mais seis meses.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marília Mendonça: conheça história de um dos maiores nomes do sertanejo
07/11/2021 18:49 em Música Entre bares, restaurantes e festas, uma frase era sempre recorrente: “toca uma música da Marília Mendonça , qu...

-
16/11/2020 13:18 em noticias A semana entre os dias 15 e 21 de novembro é marcada pelo Dia Nacional da Consciência Negra, data que relembr...
Nenhum comentário:
Postar um comentário