"Vamos dar um funeral de Estado ao ex-presidente Nelson Mandela, e ele será enterrado em 15 de dezembro em Qunu, em Cabo Oriental", disse Zuma, acrescentando que uma cerimônia oficial será realizada em 10 de dezembro no Soccer City, estádio de futebol de Johanesburgo onde ocorreu a final da Copa do Mundo de 2010. O estádio tem capacidade para cerca de 88 mil pessoas.
TEMPO REAL: Acompanhe a repercussão da morte de Mandela
Toda a próxima semana foi declarada "semana nacional de luto", começando no domingo (8) com "um dia nacional de orações e reflexões".
O corpo de Mandela ficará exposto em Union Buildings, a sede da presidência, em Pretória, do dia 11 ao 13 de dezembro.
E em 16 de dezembro deve ser erguida uma estátua do ex-líder em frente ao Union Buildings.
Até o sepultamento, serão realizadas cerimônias oficiais e tradicionais, e as bandeiras permanecerão a meio mastro em todo o país.
O funeral do líder sul-africano deve entrar para a história como um dos maiores eventos já realizados no continente. A organização necessária para prepará-lo tem sido comparada à abertura e ao encerramento da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, a uma posse presidencial e a uma coroação real – todas juntas.
O evento deve "rivalizar" com o funeral do Papa João Paulo II, em 2005, que contou com a presença de cinco reis, seis rainhas, 70 presidentes e primeiros-ministros, além de 2 milhões de fiéis. O equivalente britânico mais próximo pode ter sido o enterro do chefe de Estado Winston Churchill, em 1965, assinala o "Guardian".
saiba mais
São esperados todos os ex-presidentes americanos ainda vivos, chefes de
Estado de todos os lugares do mundo e celebridades que se consideravam
próximas a Mandela. A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, também deve
participar do funeral.- FOTOS: Relembre trajetória de Mandela
- VÍDEOS: Notícias sobre Mandela
- INFOGRÁFICO: Linha do tempo completa
- FILMES: Atores interpretaram Mandela
- TRECHOS: Leia discurso do presidente
- REPERCUSSÃO da morte de Mandela
- MÚSICAS: Ouça homenagens a Mandela
- 'Não consigo imaginar minha vida sem exemplo de Mandela', diz Obama
- Netos de Nelson Mandela visitam a Bahia para lançamento de campanha
Taambém são esperados chefes de Estado, mas também personalidades como a apresentadora americana Oprah Winfrey, a ex-primeira-dama e secretária de Estado americano Hillary Clinton e o ex-capitão da seleção sul-africana de rúgbi - campeão da Copa do Mundo de 1995 - François Pienaar.
De acordo com o jornal britânico "The Guardian", tamanho evento demandará um planejamento sem precedentes na África do Sul, no momento em que o país está mergulhado no luto pela perda de seu maior líder.
Os sul-africanos devem homenagear o ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz em todo o país, incluindo o estádio Soccer City de Johannesburgo, onde foi disputada a final da Copa do Mundo de 2010, onde Mandela fez sua última aparição pública.
O Parlamento será convocado durante o período de recesso para uma sessão especial conjunta em homenagem a Mandela
Nenhum comentário:
Postar um comentário