quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Hospital regional de Santa Maria ficará pronto e deve fechar as portas Instituição de saúde não tem definido quem irá gerir local e nem quando irá contratar profissionais para atuar


Uma das obras mais aguardadas pela região nos últimos anos está 80% concluída. Apesar do otimismo dos engenheiros responsáveis pelo hospital regional, ainda não há definição sobre quem irá gerir a unidade de saúde, mas, sim, muitas especulações. O prédio pode ficar pronto, mas permanecer com as portas fechadas. Conforme o diretor de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria de Saúde do Estado, Marcos Lobato, o nome do futuro administrador sairá até o fim deste ano. Ele adiantou ainda que a terceirização ou gestão mista do serviço é descartada:
_ Será uma instituição pública _ garantiu, ontem, Lobato.
Nesse sentido, o nome da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSRH) surge como uma das possibilidades.
Na tarde desta terça-feira, o titular da 8ª Coordenadoria Regional de Obras (8ª CRO), José Luiz Coden, e a engenheira da Portonovo Engenharia Vania Fernandes mostraram as dependências do novo prédio hospitalar e detalharam cada um dos quatro blocos (leia quadro na edição impressa do jornal). Após a conclusão dessa parte, a Secretaria de Saúde do Estado precisa definir quem fará a administração, além de realizar
a contratação de profissionais e compra de equipamentos (leia mais na edição impressa).
Após dois termos aditivos no contrato, obra está na reta final
Depois de dois termos aditivos referentes ao projeto de drenagem e às instalações elétricas, a obra está em sua fase final _ construção do prédio e entorno dele. Conforme o engenheiro da 8ª CRO, houve também um aumento do valor total de R$ 40 milhões para R$ 45,4 milhões.
_ O processo de drenagem passou por várias etapas burocráticas, que se estenderam por mais de um ano meio. Esse foi  o grande empecilho para que as obras seguissem normalmente _ explica Coden, lembrando que a ordem de serviço foi dada em março de 2010.
Segundo Coden, um coletor público será implantado na Rua Florianópolis para escoar o esgoto, já que a tubulação atual não é dimensionada para a vazão.
No final de agosto, o Gabinete Digital do governo do Estado convidou moradores da região para conhecer as obras. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de verificar de perto o andamento do serviço, percorrendo o interior do prédio hospitalar. O acompanhamento do trabalho pode ser observado pelo link: gabinetedigital.rs.gov.br/monitore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marília Mendonça: conheça história de um dos maiores nomes do sertanejo

  07/11/2021 18:49 em Música Entre bares, restaurantes e festas, uma frase era sempre recorrente: “toca uma música da  Marília Mendonça , qu...